23 de February de 2025

NOTICIAS

Gestos de solidariedade com Cuba em Angola.

Gestos de solidariedade com Cuba em Angola.

Luanda, 28 de out (Prensa Latina) A televisão pública angolana (TPA) transmitiu hoje um programa especial de solidariedade com Cuba, motivado por uma campanha para enviar doações à nação caribenha, após a passagem do Furacão Ian.

Dos estúdios centrais do canal 1 da TPA, os membros da Associação de ex-alunos angolanos da ilha (os Caimaneros) explicaram os detalhes da iniciativa, agradeceram o apoio institucional e a resposta favorável de numerosas pessoas.

A revista de notícias incluiu transmissões ao vivo para diferentes partes da capital e para as províncias restantes para refletir a entrega das mercadorias, assim como as opiniões dos participantes.

Falando à TPA, o presidente dos Caimaneros, Agostinho da Costa Narciso, anunciou que a campanha será estendida até o próximo domingo, a fim de facilitar a participação dos interessados.

Nesta sexta-feira, o Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA) juntou-se em Luanda e outros territórios para a contribuição de mais recursos: a vice-presidente da organização, Luísa Damião, liderou a entrega em um dos locais instalados na capital, próximo às instalações da Rádio Nacional (RNA).

Segundo a agência de notícias Angop, o MPLA trouxe três recipientes de 40 pés com diferentes produtos, incluindo arroz, farinha de milho, sabão, açúcar, feijão, purê de tomate, materiais de higiene e roupas.

Estamos aqui para estender nosso braço de solidariedade ao povo cubano, para mostrar que estamos aqui para dar nosso apoio”, disse Damião aos repórteres.

A organização juvenil do partido, a JMPLA, na figura de seu primeiro secretário nacional, Crispiniano dos Santos, também fez uma aparição no local adjacente ao RNA para deixar sua carga de solidariedade.

Quando solicitada pela imprensa, a embaixadora cubana em Angola, Esther Armenteros, expressou sua gratidão pelo gesto de afeto para com o povo de seu país.

A chefe de missão também deu uma entrevista à Rádio LAC, na qual ela discutiu os danos causados pelo Furacão Ian, a campanha de solidariedade promovida pelos Caimaneros e a atual colaboração de Cuba com esta nação africana subsaariana.

Ele também mencionou a próxima reunião da comissão intergovernamental Angola-Cuba e o impacto do bloqueio econômico, financeiro e comercial dos EUA contra a ilha.

mem/mjm/glmv

ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES