Conforme relatado pelo governo regional de Donetsk neste sábado em seu canal Telegram, há um avanço de tropas russas e milícias locais nas direções norte e noroeste, o que fez com que as unidades de artilharia ucranianas se afastassem da linha de frente.
Como resultado desses sucessos, as posições de tiro anteriormente usadas pelos nacionalistas ucranianos tornaram-se inseguras, e eles tiveram que se afastar mais de 25 quilômetros, ou parar de atirar completamente.
Esses alcances não permitem mais o uso de artilharia de 122 mm, e o uso episódico de armas individuais termina com a destruição da tripulação e das unidades de artilharia, disseram as autoridades de Donetsk em comunicado.
Enquanto isso, a milícia popular na região relatou uma diminuição no número de projéteis disparados pelas Forças Armadas da Ucrânia de 400 para 180 por dia em comparação com o verão.
Ele também apontou que o Exército ucraniano mudou quase completamente seus sistemas de artilharia para os de longo alcance, como os lançadores de mísseis múltiplos BM-21 Grad e HIMARS.
jha/gfa/ml