“Espero uma vitória, para o bem do Brasil”. Nos últimos dias, só tivemos boas notícias. Se Deus quiser, venceremos esta tarde. Ou melhor, será o Brasil a ganhar esta tarde”, disse à imprensa o ex-capitão do exército depois de exercer o seu direito de voto.
Alguns minutos mais tarde, Bolsonaro partiu para Brasília, onde aguardará os resultados das eleições.
Mais de 156 milhões de eleitores irão regressar às urnas em 472,75 mil mesas de votação no gigante sul-americano para escolherem o seu presidente entre Bolsonaro, que procura a reeleição pelo Partido Liberal, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Partido dos Trabalhadores.
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou que Lula ganhou o primeiro turno em 2 de Outubro com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 43,20%.
Como nenhum dos dois políticos obteve a maioria absoluta dos votos na primeira volta, ou seja, mais de metade dos votos válidos (excluindo votos em branco e inválidos), conforme exigido pela legislação nacional para ser eleito, eles irão concorrer ao segundo turno neste domingo.
A Justiça Eleitoral também especificou que para designar o novo chefe executivo 697.000 pessoas votarão em 181 cidades de todo o mundo.
rgh/ocs/cm