A agência partilhou esta segunda-feira com a imprensa em Luanda dois vídeos relacionados com as conversações realizadas ontem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Téte António, com as mais altas autoridades da República Democrática do Congo (RDC).
Segundo a fonte, o chefe da diplomacia angolana deslocou-se no dia anterior a Kinshasa, capital do país vizinho, como enviado especial do Presidente João Lourenço, na sua qualidade de chefe da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (Cirgl). . .
A visita enquadra-se na mediação angolana na disputa entre o Congo democrático e o Ruanda, disse a organização, que agradeceu a audiência concedida pelo Chefe de Estado e de Governo da RDC, Félix Tshisekedi, ao ministro António.
Durante o encontro, as partes abordaram o clima de tensão nas relações entre os dois países, marcado por incidentes na fronteira comum, que levaram à expulsão do embaixador ruandês em Kinshasa, Vincent Karega, disse aqui a pasta das Relações Exteriores. ).
António esteve acompanhado do director-geral de Serviços de Informações Externas, general José de Sousa “Zé Grande”, e do chefe da Direcção da Mirex para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Miguel Bembe, entre outros responsáveis.
Segundo o Itamaraty, a 24 de outubro, na oitava edição do Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África, Lourenço reiterou o compromisso do Cirgl na resolução do diferendo entre a RDC e o Ruanda.
Um relatório da agência noticiosa angolana indicou que o assunto foi também objeto de uma conversa telefônica no passado sábado entre o presidente e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, que valorizou a necessidade de alcançar a estabilidade na área. Grandes Lagos.
jf/mjm/ls