Cuba esteve presente no Global Health Summit Digital realizado no fim de semana em Nova Délhi em colaboração com organizações mundiais que trabalham neste campo e co-organizado pelo Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas, disse uma fonte diplomática na segunda-feira.
O embaixador cubano em Nova Delhi, Alejandro Simancas, fez uma palestra sobre o sistema de saúde do país caribenho, no qual expôs seu desenvolvimento, estrutura e as principais realizações neste âmbito, que respondem aos princípios de justiça social e humanismo da Revolução Cubana.
Simancas destacou também os excelentes resultados das vacinas cubanas contra a pandemia de Covid-19 e o progresso da indústria biofarmacêutica da ilha.
Além disso, o diplomata destacou a solidariedade internacional de Cuba no campo da saúde, apesar do longo e genocida bloqueio do governo dos Estados Unidos que tem inúmeros efeitos no desenvolvimento do sistema sanitário da ilha.
Autoridades do Ministério da Saúde participaram da conferência e Bem-Estar Familiar da Índia, incluindo o chefe Mansukh Mandaviya, representantes de diferentes instituições de saúde e convidados de diversos países.
Durante seu discurso, o ministro Jitendra Singh disse que a Índia se tornará um líder em saúde digital levando em conta sua enorme mão de obra técnica e outros fatores favoráveis, como o recente lançamento da quinta geração da tecnologia de rede móvel 5G.
mem/abm/ls