No caso da Caña Santa, uma droga tradicionalmente utilizada nas farmácias como extrato líquido, agora era produzida em outro formato, feita precisamente a partir do líquido.
Este medicamento se destaca entre a população por suas propriedades anti-hipertensivas, devido a sua ação diurética, entre outros benefícios para a saúde.
De acordo com o jornal Granma, NutriSan é composto por comprimidos de levedura de cerveja, que são amplamente comercializados pela indústria farmacêutica em todo o mundo por seu alto valor nutricional.
Esta levedura é obtida como subproduto da fabricação de cerveja, processada para incorporação em produtos farmacêuticos, e utilizada como suplemento nutricional humano.
A levedura de cerveja contém elementos essenciais para o corpo, tais como vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, zinco e um alto teor de fibras dietéticas, que lhe conferem um alto valor protéico.
É recomendado como um suplemento nutricional em estados carenciais do corpo humano, e até mesmo como um anti-anémico.
Ambos os produtos já foram registrados e autorizados pelo Centro de Controle de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos do Estado.
A disponibilidade deste tipo de medicamentos alternativos ajuda a resolver situações específicas de saúde, dada a complexidade atual da aquisição de matérias-primas para a fabricação de medicamentos genéricos.
Estes foram produzidos pela empresa Laboratorio Farmacéutico Oriente, que desenvolve produtos naturais a partir de plantas medicinais, produtos apícolas e outros, incluindo comprimidos de Anamu, Própolis e Leticina de Soja.
mem/joe/bm