Lema, reconhecido por misturar o folclore e os sons de seu país, retorna a Havana acompanhado por alguns de seus músicos, especialmente Ballou Canta, Fredy Massamba e Rodríguez Vangama.
Vencedor do prêmio internacional Cubadisco 2022, o compositor receberá o prêmio pela homenagem à rumba congolesa declarada Patrimônio Cultural da Humanidade com seu projeto On entre KO dedicado ao guitarrista Franco Luambo.
Durante a 37ª edição do Festival Internacional Jazz Plaza, Lema confirmou seu talento comprovado no palco do Teatro Nacional ao compartilhar com o francês Laurent de Wilde, bem como a Orquestra Sinfônica Nacional.
Em 2016, iniciou sua amizade com a ilha integrando o Comitê Internacional para a redação do volume IX da História Geral da África, cujas sessões ocorreram na própria Casa de las Américas.
Da mesma forma, em 2018 voltou a Havana para verificar a execução de seu trabalho composicional nas mãos de mais de 80 instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Jazz e dar conferências sobre música na África Central.
jf/chm / fav