O encontro foi inaugurado no dia anterior, presidido pelo presidente do país, Luis Abinader, que destacou que o encontro é uma oportunidade de diálogo, reafirmando os valores de convivência e paz e os direitos soberanos dos povos da região.
Assegurou aos presentes que o fórum envia ao mundo uma importante mensagem de que a comunidade ibero-americana é um dos espaços mais dinâmicos de convivência, acordo e diálogo.
Além do presidente do país, estiveram presentes o presidente do Senado dominicano, Eduardo Estrella, o presidente da Câmara dos Deputados, Alfredo Pacheco, e o secretário-geral ibero-americano, Andrés Allamand.
Allamand destacou o papel preponderante que os parlamentos têm no sistema democrático das nações.
“Sem congresso, sem parlamento, não há democracia. Também não há representação das diferentes correntes que as sociedades têm. Como congresso temos três desafios: avaliação, articulação e gestão”, disse o secretário.
Esta é a primeira vez que a República Dominicana sedia o Fórum Parlamentar Ibero-Americano, encontro que faz parte do calendário de atividades organizado pelo país na qualidade de Secretaria Pro Tempore da Conferência Ibero-Americana.
Os resultados do XI Fórum Parlamentar Ibero-Americano 2022 serão entregues à XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo a ser realizada na República Dominicana em março de 2023.
rgh/ema/hb