O navio Queen Beetle partiu pela manhã (hora local) do porto de Hakata, localizado na referida demarcação japonesa, com cerca de 130 pessoas a bordo.
Esta viagem inaugural da rota marítima responde ao cumprimento das medidas de flexibilização fronteiriça adotadas pelo governo no mês passado, que visam dinamizar o turismo receptivo deteriorado.
O serviço de balsa de alta velocidade operado pela empresa JR Kyushu começou em 1991 e até hoje já transportou mais de 6,5 milhões de pessoas entre os dois países asiáticos, informou a agência Kyodo.
Em outubro, o Japão removeu a exigência obrigatória de que estrangeiros viajem em pacotes turísticos ou por meio de agências domésticas.
Da mesma forma, aboliu o limite de 50.000 chegadas diárias e retomou a entrada sem visto de curto prazo para viajantes de 68 países isentos de procedimentos de imigração desde antes da pandemia.
Tóquio considera que a desvalorização do iene poderia ser um estímulo para os turistas estrangeiros, que com sua moeda estrangeira contribuiriam para a recuperação da economia japonesa.
mem/lcp/dnsa