5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Londres descarta novas eleições em dezembro na Irlanda do Norte

londres

Londres descarta novas eleições em dezembro na Irlanda do Norte

Londres, 4 de novembro (Prensa Latina) O governo central britânico descartou hoje a realização de novas eleições locais na Irlanda do Norte no próximo mês, após persistir o boicote político orquestrado pelos sindicalistas, exigindo a renegociação do protocolo pós-Brexit.

Posso confirmar que não haverá eleições para a Assembleia (Parlamento da Irlanda do Norte) em dezembro, nem antes da época festiva, anunciou o ministro de Estado daquela província britânica, Chris Heaton-Harris, em comunicado na sexta-feira.

O responsável explicou que o prazo dado aos partidos da Irlanda do Norte para instalarem o governo partilhado por sindicalistas e republicanos, e para nomearem os directores do corpo legislativo local expirou a 28 de Outubro, pelo que têm agora 12 semanas para definir a data da nova eleição.

Meu dever é criar o ambiente certo para que os partidos da Irlanda do Norte possam trabalhar juntos e resolver as questões importantes que afetam a população, disse Heaton-Harris, que disse que nos próximos dias definirá o calendário eleitoral.

Como parte dos Acordos da Sexta-feira Santa que em 1998 puseram fim ao sangrento conflito armado na Irlanda do Norte, sindicalistas e republicanos devem dividir o poder.

No entanto, o Sinn Fein, que em maio passado ganhou as eleições regionais pela primeira vez, não pode ocupar a liderança do Governo, nem a Assembleia pode começar a reunir-se, porque o Partido Unionista Democrático (DUP) recusa-se a nomear os seus ministros e ocupar os seus lugares. no parlamento local.

O boicote político foi decretado pelo DUP e outras forças leais à Coroa britânica para pressionar Londres a renegociar ou revogar o chamado Protocolo da Irlanda do Norte assinado pelo Reino Unido e a União Europeia (UE) como parte do Brexit.

O acordo pós-Brexit visa evitar o estabelecimento de uma fronteira física entre as duas Irlandas, mas estabelece que todos os bens da Grã-Bretanha devem passar por controles sanitários e alfandegários antes de entrar na Irlanda do Norte.

Essa disposição é rejeitada pelos sindicalistas, que vêem em perigo a posição da província britânica como parte do Reino Unido.

Na semana passada, após o prazo para acionar as instituições governamentais, o líder do DUP, Jeffrey Donaldson, alertou que a realização de novas eleições não resolverá a disputa, e aconselhou Londres a gastar esse tempo renegociando o acordo pós-Brexit com a União Europeia. União.

rgh/nm/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES