A sua gala inaugural marcada para as 18h00, hora local, na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís reserva um concerto dos instrumentistas cubanos Niurka González (flauta), Lissy Abreu (violino), acompanhados pelos pianistas Marcos Madrigal e Aldo López -Gavilan.
Para o dia, destaca-se a orquestra que rege sob a batuta do experiente maestro Guido López-Gavilán, que partilhará as honras com o seu homólogo italiano Emanuele Quaranta, formado pela Accademia Musicale Pescarese.
Da mesma forma, a igreja de São Francisco de Paula receberá a apresentação teatral do ator Jorge Enrique Caballero em homenagem à memória do violinista cubano Claudio Brindis de Salas, um gênio da execução no século XIX, a quem o Festival é dedicado.
Segundo os organizadores, o evento mostrará o melhor da performance clássica e, este ano, estará em sinergia com o encerramento do Festival de Música Contemporânea e do Festival Mozart Habana.
O evento, que busca contribuir para a educação artística e apoiar a cultura como linguagem de compreensão, é convocado pelo Gabinete do Patrimônio Musical Esteban Salas e pelo Instituto Cubano de Música, com o apoio da Embaixada da Suíça em Cuba.
ro/chm/ans