O longa-metragem de ficção, produzido pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, teve grande repercussão em diferentes esferas sociais do país durante sua estreia, momento em que foi amplamente debatido devido à polêmica em torno da igualdade das mulheres.
De acordo com o site oficial do Festival na internet, o evento que acontecerá até 10 de novembro é dedicado aos anos de divulgação e promoção da filmografia latina e para isso exibirá uma amostra de mais de 30 filmes premiados em concursos internacionais eventos.
Além deste clássico do cinema cubano com os atores Daisy Granados e Adolfo Llaurado, neste sábado também será apresentado naquela cidade americana o documentário Adeus, Papi, uma homenagem a Aaron Vega, filho do diretor de Retrato de Teresa.
Completam a amostra da ilha caribenha os filmes El Mayor, de Rigoberto López; Amores Sombrios, de Gerardo Chijona; Contos de mais um dia, trabalho coral coordenado por Fernando Pérez; e Juan de los muertos, de Alejandro Brugués, em homenagem ao ator Alexis Díaz de Villegas, falecido em junho deste ano.
Da mesma forma, haverá a apresentação do livro A História do Envelope Amarelo, do pesquisador Iván Giroud, encontro que promoverá um intercâmbio com o cineasta Jerry Carlson, diretor do programa de Estudos Cinematográficos do Departamento de Artes e Mídias da a Universidade de Nova York.
A programação do festival também propõe master classes, retrospectivas, mesas redondas, entre outras ações, segundo o portal Cubacine.
A amostra cubana nas diferentes categorias em competição (ficção, documentário e curta-metragem) inclui os títulos La gente del documentário, de Inti Herrera; A volta de Nicanor, de Eduardo del Llano; como se escreve amor, de Vega Granados; e Gêmeos, de Orlando Mora.
Para o encerramento, está prevista a apresentação do documentário La Habana de Fito, do cubano Juan Pin Vilar, que reúne depoimentos de importantes personalidades da cultura ibero-americana, ao mesmo tempo em que registra a realidade de Cuba sob o olhar do cantor argentino Fito Páez.
ro/mml/ans