Apesar da difícil situação política e militar no país árabe, as empresas russas de hidrocarbonetos cumprem integralmente seus contratos com os parceiros iraquianos e planejam desenvolver relações de longo prazo, destacou o comunicado do Itamaraty divulgado neste sábado.
Segundo a entidade, Moscou espera que em um futuro próximo comece a etapa comercial de um projeto promissor chamado Bloco 10, cuja implementação está a cargo da empresa Lukoil.
Em situação semelhante está a empresa Bashneft, que está desenvolvendo o campo de petróleo do Bloco 12.
A exploração de hidrocarbonetos terminará em breve, e os petroleiros russos também começaram a preparar uma declaração para a transição para a fase de produção industrial de petróleo bruto, segundo a informação.
Nos primeiros oito meses de 2022, o comércio entre a Rússia e o Iraque atingiu 313 milhões de dólares, superando assim os valores alcançados em todo o ano de 2021.
O aumento considerável das compras de óleo de girassol, bem como de ração para o gado, foi um fator que influenciou muito essa balança comercial positiva entre as duas nações, disse o Itamaraty do país eslavo.
Por outro lado, as sanções anti Rússia tiveram um impacto negativo no comércio com o Iraque, em primeiro lugar, nos pagamentos efetuados no domínio da energia, refere o comunicado.
ro/gfa/ans
PL-31
2022-11-05T05:53:28