Lukashenko disse que a memória dos trágicos acontecimentos do passado é preservada, enquanto as vitórias e os nomes dos heróis da história milenar do povo bielorrusso são imortalizados, informou a agência de notícias Belta na segunda-feira. O Presidente salientou que a Revolução de outubro marcou o início de uma nova época na história do povo bielorrusso, que, graças a este evento, pôde criar um Estado nacional em seu solo e tornar-se um sujeito de pleno direito das relações internacionais.
Segundo Lukashenko, outubro de 1917 tornou possível a realização dos sonhos de milhões de trabalhadores em todo o mundo de construir uma sociedade justa baseada nos princípios do poder das pessoas, da responsabilidade social mútua e do humanitarismo.
Essas ideias do projeto soviético de repúblicas socialistas, baseadas na igualdade das nações e no respeito a suas culturas e tradições, continuam a agir como uma alternativa real à política colonial do capitalismo em sua nova forma, acrescentou ele.
Até hoje, esses eventos de 105 anos atrás servem de guia para os países que aspiram a viver em paz e trabalhar para o bem comum, disse Lukashenko.
O 7 de novembro é celebrado na República da Bielorrússia como Dia da Revolução de outubro e é um feriado público.
jf/gfa/bm