“Isso me lembra Copenhague, quando fomos com o comandante Hugo Chávez, aqui está o espírito de Chávez”, disse o presidente.
Nesta segunda-feira foi oficialmente inaugurada, e até 18 de novembro, a 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), que conta com a presença de 110 chefes de Estado e mais de 40 mil delegados.
Ao chegar ao Egito no último sábado, o líder venezuelano comentou que acompanhou o comandante Hugo Chávez naquela cúpula em Copenhague, na Dinamarca, que, segundo ele, foi considerada um fracasso na tentativa de impor uma visão equivocada, que a humanidade pagou bem caro.
Ele também lembrou o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, na Cúpula da Terra em 1992, no Brasil, quando foi assinado o primeiro acordo multilateral para enfrentar as mudanças climáticas, e alertou que a situação já parecia irreversível naquele momento.
Ontem em sua conta no Twitter, Maduro afirmou que aqui realizaremos um longo dia de trabalho para “expor a posição firme da Venezuela” contra os ataques destrutivos e poluentes do sistema capitalista em nosso planeta Terra.
O presidente expressou em outro tweet seu compromisso de levar à COP27 o clamor dos povos que “sofrem os duros golpes” gerados por um sistema destrutivo que ameaça a existência da humanidade. “Esperamos resultados concretos neste encontro mundial, ressaltou.
Na opinião do dignitário sul-americano, a COP27 deve se concentrar em encontrar respostas sobre o que a humanidade pode fazer para dar um salto qualitativo e reverter os efeitos da emergência climática
. acelerando os passos para cumprir os acordos sobre mudanças climáticas assinados em reuniões anteriores, destacou,
anunciando que a Venezuela vai intervir em várias mesas de trabalho e no plenário central, e vamos trazer a voz de nossos povos da América Latina e Caribe, e a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos.
Vamos acompanhar a voz da Comunidade do Caribe e trazer propostas que acelerem as mudanças, porque parece que estamos entrando em um caminho irreversível estágio de danos das mudanças climáticas, destacou.
mv/jcd/ls