23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nicolás Maduro levantará a voz dos povos do Sul global na COP27

nicolas-maduro-levantara-a-voz-dos-povos-do-sul-global-na-cop27

Nicolás Maduro levantará a voz dos povos do Sul global na COP27

Sharm El Sheikh, 8 nov (Prensa Latina) O presidente venezuelano Nicolás Maduro levantará aqui hoje a voz dos povos do Sul quando se dirigir ao segundo e último dia do Segmento de Alto Nível da COP27, que será concluído em 18 de novembro.

Desde sua chegada no sábado no Egito para participar da 27ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP27), o Presidente mencionou algumas das questões que preocupam seu país e os povos do Sul global “dada a natureza destrutiva e irreversível da mudança climática”.

Levaremos a voz de nossos povos da América Latina e do Caribe, e da Aliança Bolivariana para os Povos do Acordo Comercial América-Povos, disse ele à imprensa.

Também acompanharemos a voz da Comunidade Caribenha e traremos propostas para acelerar a mudança, pois parece que estamos entrando em uma fase irreversível de danos causados pela mudança climática, disse.

Na opinião do dignitário sul-americano, a COP27 deveria se concentrar em encontrar respostas sobre o que a humanidade pode fazer para dar um salto qualitativo e reverter os efeitos da emergência climática.

Trata-se de acelerar os passos para a implementação dos acordos sobre a mudança climática assinados em reuniões anteriores, enfatizou.

Cabe a nós, observou, trazer a voz dos povos do sul, suas exigências, para que os planos de mitigação e atenção ao que “é um modelo capitalista destrutivo” sejam cumpridos.

Maduro comentou que a República Bolivariana da Bolívia apoiará na COP27 a proposta do Grupo dos 77 mais a China sobre a criação de um fundo para perdas e danos climáticos.

“Concordamos com a proposta”, disse ele, para garantir que o financiamento, especialmente para os esforços de mitigação dos países do Sul global, seja atendido.

A primeira coisa que temos que exigir do Sul do planeta é uma mudança nos sistemas desenvolvimentistas altamente poluidores do Norte, da Europa, dos Estados Unidos, observou ele.

O Presidente teve uma agenda intensa ontem ao participar dos grupos de trabalho sobre Segurança Alimentar e Mudança Climática, e trocou ideias com os Presidentes da França, Emmanuel Macron, Suriname, Chan Santokhi, Argélia, Abdelmadjid Tebboune, e da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso.

Ele também conversou com o Primeiro Ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, entre outros.

Acompanha Maduro o primeiro combatente e deputado da Assembleia Nacional, Cilia Flores; o vice-presidente de Comunicação, Cultura e Turismo, Freddy Ñáñez; o ministro das Relações Exteriores, Carlos Faría; e o ministro do Gabinete da Presidência e Monitoramento da Gestão Governamental, Jorge Márquez.

Mais de cem chefes de estado e de governo estão participando da COP27, juntamente com mais de 30.000 delegados de quase 200 países.

jha/jcd/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES