No Salão Manuel Galich da instituição, o poeta e crítico peruano Raúl Chávez, da Universidade de Dartmouth College, Estados Unidos, ministrará a conferência Trilce e semiose ilimitada, com o objetivo de refletir sobre o legado da mais importante obra de Vallejo e seu impacto na vanguarda continental.
No evento, que acontecerá de 9 a 11 de novembro, várias figuras proeminentes da literatura peruana oferecerão recitais de poesia, incluindo Edián Novoa, Chrystian Zegarra, Pedro Favarón e Gladys Flores, além dos escritores cubanos Susana Haug, Miguel Barnet, Nancy Morejon e Soleida Rios.
Sob os auspícios da Associação Internacional de Peruvianos, da Revista de Crítica Literária Latino-Americana, da Embaixada do Peru em Cuba e do projeto La Huaca es Poesía, do Ministério da Cultura daquela nação, especialistas dos Estados Unidos, Espanha, Brasil, México, Costa Rica, Itália e Cuba.
O evento também homenageará os 50 anos do livro Katatay, única coletânea de poemas do também peruano José María Arguedas, que inclui escritos em línguas originárias da década de 1960, e comemora as cinco décadas desde o restabelecimento do poder diplomático relações entre Peru e Cuba.
oda/mml/yap / fav