Do total de filmes em exibição, apenas 31 longas e curtas-metragens estarão na competição oficial, disse o ministro vietnamita da Cultura, Esporte e Turismo, Nguyen Van Hung, ao abrir a mostra na noite de ontem.
A nomeação hanoiana da sétima arte durará até o próximo dia 12 e terá como tema “Cinema: Humanidade, adaptação e desenvolvimento”.
Honrar obras cinematográficas internacionais e vietnamitas de alto valor artístico, ricas em conteúdo humano e exibindo criatividade em linguagem cinematográfica, é um dos objetivos da Haniff VI.
Além disso, incentiva novos talentos vietnamitas e globais em atuação e produção cinematográfica e forneça uma plataforma para cineastas nacionais e estrangeiros compartilharem suas experiências profissionais.
Por outro lado, disseram os organizadores, o Festival Internacional de Cinema de Hanói ajudará a promover o desenvolvimento e os serviços turísticos, ajudando a divulgar a imagem do Vietnã como um país seguro, amigável, pacífico, hospitaleiro, integrado e em desenvolvimento.
O programa do evento cinematográfico na capital vietnamita inclui ainda a abertura de uma exposição que destaca os monumentos históricos e o património cultural desta cidade.
A exposição é composta por 200 fotos em sets de filmagem e mostra a beleza da história, cultura, paisagens e povo da capital vietnamita, o que ajuda a promover especialmente a imagem de Hanói, uma cidade de paz e criatividade.
oda/mpm / fav