Temos liderança e experiência para desempenhar um papel significativo na resolução do conflito entre o governo federal e a Frente de Libertação Popular Tigray, disse o TPD em comunicado.
Postado em várias redes sociais em amárico, tigrínia e inglês, o texto destaca que o acordo entre as autoridades e a Frente “é essencial para garantir uma paz duradoura na Etiópia e fortalecer a unidade entre os etíopes”.
Estabilidade e harmonia são essenciais para o crescimento económico e social do país, sublinhou o presidente da entidade, Aregawi Berhe, que o assinou.
É por isso, argumentou, que cada cidadão ou organização deve contribuir para o sucesso do processo de paz e o Partido sente a responsabilidade de levar a cabo as medidas pertinentes para acelerá-lo.
Para o político, “o pacto recém-assinado criará um ambiente favorável no qual o TDP poderá expor e desenvolver seus programas, como outros partidos políticos não violentos”.
Trouxe grande alívio aos etíopes, serve de exemplo para administrar pacificamente todas as diferenças existentes em nossa nação e mostrou que os africanos podem resolver seus problemas sozinhos, disse.
Berhe, cofundador e ex-membro da Frente Popular de Libertação de Tigray, lidera o TDP, que define sua origem como a união em 1995 de vários expatriados, registrados no registro etíope em 2019, após retornar do exílio em 2018.
oda/raj / fav