A equipe de Denny Hocking, um mentor com 13 anos de experiência nas principais ligas, deixou os anfitriões em campo, marcando duas corridas na sétima e última entrada diante do olhar atônito dos torcedores presentes no Estádio Arturo C. Nahl.
O time asteca merecia mais, mas o mais próximo Ángel Augusto Mendieta (0,2, 2C, 3H, 1K, 1BB) não conseguiu obter três eliminações que garantiram sua equipe na discussão da coroa, além da passagem para o Mundial Sub-18 em 2023, prêmio conquistado pelos americanos.
A história foi diferente para o socorrista Cade Townsend (1.0, 0C, 1H, 1K, 1BB), que escreveu a vitória em sua biografia durante a penúltima data da Super Rodada da competição continental.
No restante dos resultados da fase de elite, Porto Rico venceu o Panamá (4 a 1) e a Venezuela derrotou a Nicarágua (10 a 6) para esquentar a luta pelo acesso à disputa de medalhas, assim como as três cotas restantes no o caminho para a tampa do mundo acima mencionada.
Neste momento, os Estados Unidos, único invicto na competição, aparecem com um cartel de 4-0, à frente de México (2-2), Venezuela (2-2), Panamá (1-3), Nicarágua (1-2), 3) e Porto Rico (1-3).
Na fase de consolação -posições sete a nove-, Cuba goleou o Peru (7-0), com um jogo perfeito de Miguel Neira (1-1, 7.0, 0C, 0H, 19K, 0BB) na caixa de Leonardo Gastelum Parque, em Cabo São Lucas.
Estou super empolgado e feliz pelo time. É o primeiro perfeito da minha carreira e veio em um dia importante para nosso país chegar ao sétimo lugar na competição, afirmou Neira em declarações exclusivas à Prensa Latina.
A joia do monte incluía 19 strikeouts impressionantes! em sete turnos de ação e apenas o meio-campista Matías Arévalo (2-0) conseguiu colocar -em duas ocasiões- a rodada em jogo na relva sintética do recinto desportivo.
Así, Cuba (1-0) enfrentará este sábado a Canadá (1-0) por el séptimo lugar, mientras los incas (0-2) quedaron oficialmente en el noveno escaño del torneo, que bajará sus cortinas el domingo 13 de noviembre en A paz.
ro/jdg