Conforme compartilhado pelo Conselho Nacional de Artes Cênicas de Cuba, a notícia foi divulgada pela Assessoria de Imprensa do evento após a cerimônia de encerramento no Cinema Village East, em Manhattan, onde o crítico Luciano Castillo chegou para recolher o troféu em nome da equipe.
Nesta ocasião, o veredicto do evento cinematográfico na categoria Ficção esteve nas mãos da professora de literatura e estudos latino-americanos, María Guadalupe Arenillas, do presidente do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, Ivan Giroud, e do especialista Silvina Sterin Pensel.
Segundo os avaliadores quanto à seleção do audiovisual, trata-se de um belo registro que retrata poeticamente o capítulo mais sangrento da história contemporânea da saúde e os mecanismos de adaptação do ser humano após o impacto global da pandemia de Covid-19.
Por outro lado, o longa-metragem dominicano A Couples Movie, de Natalia Cabral e Oriol Estrada, recebeu o reconhecimento na categoria de Melhor Roteiro, enquanto o de Melhor Diretor foi para Diego Lerman de El Suplente (Argentina), Melhor Ator para Roberto Quijano por Amor y Matemáticas (México) e Melhor Atriz para Barbara Colen de Fogareu (Brasil).
Da mesma forma, brilhou a produção colombiana Alis, de Clare Weiskopf e Nicolas Van Hemelrick, que ganhou o Prêmio Estrela Havana de Melhor Documentário; enquanto a obra Squatters / Okupas de Catalina Santamaria (EUA-Colômbia) recebeu Menção Especial do júri.
A cerimônia de premiação, com grande participação do público, terminou com uma apresentação especial na cidade norte-americana do documentário La Habana de Fito do diretor Juan Pin Vilar, cuja apresentação esteve a cargo do crítico e escritor cubano Frank Padrón.
O Havana Film Festival New York é um projeto da American Friends of the Ludwig Foundation of Cuba, uma organização sem fins lucrativos que trabalha há mais de 20 anos em programas artísticos que facilitam e potencializam os intercâmbios culturais entre os Estados Unidos e Cuba.
ro/yrv/ml