O país deu um grande passo ao abrir todos os corredores humanitários para acelerar o acesso a suprimentos de socorro em Tigray, Afar e Amhara, disse a Coordenadora Humanitária e Residente da ONU no país, Catherine Sozi.
Estamos prontos para apoiar os esforços do governo para ajudar a população e salvar vidas, disse ele, ressaltando a importância do acordo entre as autoridades federais e a Frente de Libertação Popular Tigray (TPLF).
“Acolhemos com grande alegria o pacto do governo e do TPLF (sigla em inglês), que é vital para maximizar as raízes da logística humanitária, acessibilidade e suprimentos”, disse ele à agência de notícias etíope.
“Me refiro, explicou, que as promessas do acordo permitem ajuda irrestrita onde quer que haja pessoas necessitadas em Tigray, Afar e Amhara.”
Agora podemos entrar e sair do território por via rodoviária e aérea. Isso é uma boa notícia, porque melhora o abastecimento de mercadorias e o trabalho dos agentes que avaliam quem mais precisa de proteção, comentou.
As Nações Unidas forneceram ajuda vital a muitas pessoas nas três regiões, mas os suprimentos não foram suficientes. Agora movimentamos mais alimentos, medicamentos, produtos básicos e mantimentos para crianças, assegurou.
A Comissão Nacional de Gestão de Riscos de Desastres anunciou na semana passada a abertura de todos os corredores de acesso aos estados de Tigray, Afar e Amhara para realizar qualquer tipo de operação.
Ele também informou que Gondar-Humera-Sheraro-Shire-Axum-Adwa, Adiarikay-Maitsemri-Shire, Woldia-Kobbo-Alamata-Mekele e Semera-Abala-Mekele são as principais estradas limpas e o governo será “muito flexível para resolver quaisquer problemas de recursos enfrentados por atores humanitários.
ode/raj/hb