Desta forma, os dois governos pretendem preparar o caminho para as viagens bilaterais para facilitar o comércio, a criação de empregos e o crescimento econômico, informou o canal Ecuavisa.
O funcionário do Departamento de Estado chegará amanhã da Jamaica à capital e planeja se encontrar com o Presidente equatoriano Guillermo Lasso e o Ministro das Relações Exteriores Juan Carlos Holguín.
Espera-se que a reunião aborde questões como governança democrática, segurança regional, direitos humanos, gestão da migração e apoio às populações vulneráveis.
No domingo passado, Quito e Washington aprovaram um acordo de cooperação sobre armas, explosivos e bancos de dados compartilhados.
O governo equatoriano espera que a cooperação da Casa Branca contenha a onda de violência na nação andina, que, segundo a administração, se deve à disputa entre quadrilhas criminosas pelo controle do tráfico de drogas.
Uma delegação de senadores americanos e a chefe do Comando Sul dos EUA, Laura Richardson, também visitaram o país nos últimos dois meses.
No final de sua estadia em Quito, a subsecretária Nuland viajará à Colômbia, onde visitará as cidades de Bogotá e Cartagena na quinta e sexta-feira e se encontrará com o Presidente Gustavo Petro e o Ministro das Relações Exteriores Álvaro Leyva.
lam/avr/bm