23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador lembra centenário da greve dos trabalhadores

ecuador-marcha

Equador lembra centenário da greve dos trabalhadores

Quito, 15 nov (Prensa Latina) Com marchas, eventos acadêmicos e culturais, o Equador lembra a greve dos trabalhadores realizada em Guayaquil há 100 anos, evento que terminou com um massacre de trabalhadores.

Uma marcha popular está programada para a tarde nesta capital em comemoração à honra e coragem daqueles que foram assassinados, presos e torturados naquela ocasião.

As comemorações pela efeméride começaram em outubro e vão até dezembro com espetáculos de dança, teatro, música, cinema, além de eventos acadêmicos e feiras de empreendedores.

Na Universidade Central do Equador e na Pontifícia Unidade Católica, a série de debates sobre esses eventos e seu significado terminará hoje, pois para muitos há uma semelhança entre esse evento e os protestos de outubro de 2019 e junho de 2022.

Como nas manifestações recentes, há 100 anos o governo acusou os trabalhadores que exigiam direitos e melhorias sociais de serem terroristas, anárquicos, guerrilheiros, com o objetivo de justificar a repressão, disse Ernesto Flores, do Movimento Guevarista.

A greve de 15 de novembro de 1922 é conhecida aqui como o batismo de sangue da classe trabalhadora e por ser o evento que marcou o início das lutas dos trabalhadores equatorianos por seus direitos.

Naquele dia, milhares de trabalhadores saíram às ruas de Guayaquil exigindo justiça trabalhista e foram massacrados por ordem do então presidente José Luis Tamayo sem que o número exato de vítimas seja conhecido até hoje.

lam/avr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES