No salão Manuel Galich, às 14h00, horário local, os grupos sul-americanos Teatro Estudio, Teatro Tespys e FarZantes, participantes da Bienal de Teatro Amador 2022, farão uma palestra, seguida da apresentação da peça El Monte Calvo, do primeiro, baseada em um texto do escritor colombiano Jairo Aníbal.
Em 1961, a instituição organizou o Primeiro Festival Latino-Americano de Teatro, um encontro em Havana que reuniu os mais prestigiados dramaturgos, atores, diretores e críticos de outros países do continente e tornou conhecidos em Cuba os autores mais representativos da região.
A partir de sua quarta edição, assumiu um caráter internacional e Havana tornou-se o local bienal dos Encontros Internacionais dos Teatros da América Latina e Caribe, realizados desde 1981 sob os auspícios da Diretoria de Teatro de Havana.
Em 1964 foi criado o Departamento de Teatro da Casa de las Américas e foi publicada a primeira edição de uma das revistas mais antigas do continente, a Conjunto, especializada em teatro contemporâneo latino-americano e caribenho.
Desde 1998, os Festivais de Teatro dos anos 60 foram revitalizados sob o nome de Temporada de Teatro Latinoamericano y Caribeño Mayo Teatral.
lam/mml/yap/bm