Angola quer desenvolver os laços na economia, comércio e investimento ao mesmo nível das relações políticas existentes entre as duas nações, sublinhou Vieira Lops durante um encontro com o vice-ministro das Relações Exteriores, Pham Quang Hieu.
Segundo o governante, o fato de Angola promover a diversificação da economia vai trazer muitas oportunidades para as empresas vietnamitas e espera-se que saibam aproveitá-las.
Ao dar as boas-vindas a Vieira Lopes, o vice-ministro vietnamita dos Negócios Estrangeiros sublinhou que as relações amistosas e de cooperação multifacetada entre o Vietnã e Angola se desenvolveram e tiveram inúmeros desenvolvimentos positivos nos últimos tempos.
Durante o encontro, as duas partes destacaram a coordenação ativa e o apoio mútuo nos fóruns internacionais, e discutiram as medidas e diretrizes que visam fortalecer ainda mais a colaboração bilateral nas esferas política, diplomática, econômico-comercial, saúde e educação.
Ambas as nações têm grande potencial para impulsionar a cooperação, disse à agência de notícias VNA, destacando a necessidade de trabalhar para elevar o valor do comércio bilateral para mais de 100 milhões de dólares no futuro, bem como realizar a VII Reunião do Comitê Intergovernamental Vietnã- Angola.
Vieira Lopes foi recebido anteriormente pelo ministro vietnamita dos Negócios Estrangeiros, Bui Thanh Son, que manifestou a vontade do seu país de levar as relações bilaterais a um novo patamar.
No âmbito da sua atividade no Vietname, que se prolonga até dia 19, o secretário de Estado assistiu a uma exposição fotográfica com mais de 30 trabalhos sobre a cultura, país e povo angolanos, comemorativa do 47º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
ode/mpm / fav