O presidente do país, Xi Jinping, esteve presente e falou na terceira sessão a nível de dirigentes, que terminou com a emissão da Declaração Final do encontro, apesar das alterações ao programa devido a uma reunião de emergência para discutir a queda dos Mísseis na Polônia.
Em seu discurso, ele destacou a importância de expandir a economia digital e aprofundar a cooperação nesse sentido para garantir mais benefícios às pessoas em todo o mundo.
Xi também participou de uma cerimônia de plantio com outros homólogos, como prova do compromisso do bloco com o combate à mudança climática; e também se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Durante o dia, o governador do Banco Central da China, Yi Gang, conversou com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e “mantiveram um amplo e construtivo intercâmbio sobre assuntos econômicos e financeiros”, disse uma breve declaração do Ministério da Fazenda Relações Exteriores.
A delegação chinesa à cimeira do G20 chegou à Indonésia na segunda-feira e desde então Xi Jinping mantém conversações com os governantes Joe Biden (Estados Unidos), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Emmanuel Macron (França), Mark Rutte (Holanda), Pedro Sánchez (Espanha), Alberto Fernández (Argentina) e Yoon Suk-yeol (Coreia do Sul).
Em todos estes encontros analisaram o estado das relações bilaterais e também apresentaram os seus pontos de vista sobre temas da agenda global como o conflito Rússia-Ucrânia, recuperação económica, desnuclearização da península coreana, alterações climáticas e alimentação e energia.
Amanhã, a equipe viaja para a Tailândia para participar até sábado da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em Bangkok.
Espera-se que nesta reunião, Xi também detalhe as propostas da China para superar os desafios que impedem a recuperação econômica global, ratifique o apoio a um modelo de comércio aberto, inclusivo e multilateral e enfatize a posição contra tendências protecionistas.
Além disso, ele terá conversas com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e autoridades de outros Estados.
oda/ymr / fav