O Ministro da Cultura e Desportos, Miquel Iceta, subscreveu o Real Decreto para a concessão diretamente de uma bolsa à Universidade Nacional a Distância (UNED) destinada a formar profissionais da área do Património em competências digitais.
No âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, serão alocados nesta linha cerca de 14 milhões de euros com prazo de execução até 1 de novembro de 2025.
A iniciativa consiste na concepção, desenvolvimento e execução de cursos e atividades acadêmicas teórico-práticas para capacitar pelo menos seis mil profissionais no uso de ferramentas tecnológicas voltadas à documentação, virtualização e conservação do patrimônio cultural.
Por outro lado, a ministra Iceta deu também luz verde ao decreto que regulamenta a atribuição direta de subsídios às salas de exibição cinematográfica para o desenvolvimento da sua atividade de divulgação da diversidade cultural em 2022 no valor de 10,17 milhões de euros.
A ideia com estas presenças é garantir a atividade das salas de exibição como agentes fundamentais da difusão da diversidade cultural, sobretudo enquanto se recupera o hábito de regresso às salas de cinema e se superam todos os efeitos adversos da pandemia neste âmbito.
A fonte indicou que dos quase 105 milhões de espectadores registados em 2019, Espanha passou para cerca de 28 milhões em 2020 e cerca de 42 milhões em 2021.
oda/ft / fav