Itália, Coreia do Sul, Polónia, Singapura, Paquistão e Índia são as nações representadas no evento, que conta ainda com a participação de 15 grupos teatrais vietnamitas, o que nos permitirá apreciar uma variedade de géneros artísticos como drama, cai luong (reformed teatro) e mua roi (marionetas tradicionais).
Segundo o vice-ministro da Cultura, Desporto e Turismo do Vietnã, Ta Quang Dong, a quem coube abrir o encontro ontem à noite, trata-se de um evento cultural de grande importância no contexto da recuperação após dois anos interrompidos pela pandemia. Covid19.
O festival, disse ele, oferece uma oportunidade para artistas nacionais e internacionais mostrarem seus talentos, além de expandir o intercâmbio e o estudo mútuos, de modo a desenvolver o teatro vietnamita e regional em meio à integração global.
Uma opinião coincidente foi expressa pela presidente da Associação de Artistas Performáticos do Vietnã e chefe do Comitê Organizador do Festival, Trinh Thuy Mui, que o catalogou como o evento mais importante de sua entidade em 2022.
Através desta reunião, Thuy Mui foi citado pela agência de notícias VNA, os artistas podem trocar métodos criativos e suas descobertas experimentais.
oda/mpm / fav