O também presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) chegou ontem à noite a esta capital, onde ficará até dia 18 para cumprir um intenso programa de encontros e visitas.
Ele foi recebido calorosamente pelo vice-presidente da Assembleia Nacional e chefe do Conselho de Paz e Amizade do Laos, Sommad Pholsena, que se disse honrado com a visita do herói cubano, um dos membros do grupo antiterrorista conhecido como Los Cinco.
De acordo com o programa, González terá dois encontros hoje com o chefe da Associação de Amizade Laos-Cuba e vice-presidente do Parlamento, Chaleun Viapaoheu, e com o primeiro secretário do Comitê Executivo da União da Juventude Popular Revolucionária, Monexay Laomoaxong.
Terminada esta última reunião, o presidente do ICAP oferecerá uma conferência aos dirigentes do Ujprl nos ministérios, organizações de massas e estruturas do Partido Popular Revolucionário do Laos (PPRL).
No seguimento da sua visita, nesta quinta-feira González Llort e a delegação que o acompanha serão recebidos pelo chefe da Comissão de Relações Exteriores do PPRL, Thongsavanah Phomvihane, e posteriormente pelo vice-presidente da Frente Laosiana para o Desenvolvimento Nacional, Chanpheng Southivong.
No mesmo dia, visitará a escola Amistad Laos-Cuba, onde depositará uma oferenda de flores diante do busto do herói nacional cubano, José Martí, e conversará com professores dessa instituição, e depois se reunirá com laosianos egressos na ilha e membros da amizade da Associação.
Em seu último dia de permanência no Laos, no dia 18, González viajará ao distrito de Vangvieng, um dos principais destinos turísticos desta nação do sudeste asiático, e visitará o hospital de Viengsay, onde médicos cubanos colaboraram.
O presidente do ICAP se deslocará nessa mesma noite ao Vietname, onde fará uma visita de trabalho e participará na Assembleia Geral do Conselho Mundial da Paz.
oda/mpm/cm