A venda está em andamento, após o início das operações da linha de transmissão de energia de 500 quilovolts e da subestação conversora Etiópia-Kenya, diz um aviso publicado no site da EPP.
Segundo a comunicação, “a linha de transmissão tem a capacidade de transferir até 2.000 megawatts do Quênia para a Tanzânia e África do Sul”, e pode gerar cerca de 100 milhões de dólares em receitas a cada ano.
O país já começou a enviar eletricidade para o Sudão e Djibuti, salienta ele, e relata que memorandos de entendimento foram rubricados para transações similares com a Somalilândia, Tanzânia, Sul do Sudão e outros países africanos. Uma reportagem divulgada pela empresa de mídia Fana Broadcasting Corporate mostra que a Etiópia ganhou até agora 95,4 milhões de dólares por enviar energia para o Sudão e Djibouti.
A exportação para o Quênia chega oito dias após outro comunicado, no qual o EPP anunciou um teste positivo da transferência de energia para o Quênia. De acordo com esse texto, o exercício técnico prosseguiu sem grandes contratempos ou conflitos e vários equipamentos eletromecânicos, juntamente com o sinal de comunicação de dados, funcionaram como planejado.
mv/raj/bm