Isso também permitiria melhorar o ambiente de negócios e facilitar o comércio e o investimento entre os territórios, fortalecendo as conexões de transporte e logística e criando condições favoráveis para viagens transfronteiriças e transações digitais, disse o ministro das Relações Exteriores, Bui Thanh Son.
O diplomata falava na véspera na 33ª Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia da APEC, na qual apelou ao reforço da resiliência e da competitividade, bem como ao reforço da cooperação, sobretudo num contexto em que a economia global enfrenta muitos riscos e desafios.
Than Son também se referiu ao imperativo de promover a colaboração em resposta à mudança climática, a gestão sustentável dos recursos naturais, a aplicação de tecnologias na produção agrícola e a segurança energética.
Pediu ainda para estar atento à formação dos funcionários, assegurar os cuidados de saúde pública e apoiar as micro, pequenas e médias empresas.
Noutra parte do seu discurso, noticiou a agência noticiosa VNA, o ministro dos Negócios Estrangeiros vietnamita sublinhou a importância da coordenação e da acção para mobilizar recursos para fazer face às necessidades de melhoria das infra-estruturas, sobretudo nas economias em desenvolvimento.
A 39ª Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia da APEC contou com a presença dos titulares das referidas pastas e dirigentes de organizações observadoras, como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Conselho de Cooperação Econômica do Pacífico e o Fórum das Ilhas do Pacífico.
No encontro foi analisada a implementação do Plano de Ação de Aotearoa, tendo em vista a Visão Putrajaya 2040, e outras questões relacionadas com o crescimento equilibrado, sustentável e inclusivo, reconexão regional, livre comércio e investimento e desenvolvimento sustentável.
Também na véspera, Thanh Son falou aqui com os seus homólogos dos Estados Unidos, Antony Blinken, e do Japão, Hayashi Yoshimasa.
No encontro com Blinken, ambas as partes elogiaram o bom andamento da abrangente associação bilateral, cujo décimo aniversário vão comemorar em 2023, e concordaram em fortalecer a cooperação econômico-comercial, em segurança e defesa, educação, bem como em superar as consequências da guerra.
Entretanto, no encontro com Yoshimasa, ambos os diplomatas concordaram em reforçar a coordenação na concretização dos acordos entre os primeiros-ministros do Japão e do Vietname, alcançados na reunião do passado dia 12 de Novembro.
Entre os pontos acordados está o empréstimo oficial de ajuda ao desenvolvimento de nova geração que Tóquio concederá em breve a Hanói, a fim de contribuir para o processo de desenvolvimento socioeconômico, industrialização, modernização e transformação verde do Vietnã.
jcm/mpm/ls