23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia aguarda fim da greve com aprovação de lei do censo

Bolívia aguarda fim da greve com aprovação de lei do censo

La Paz, 21 nov (Prensa Latina) Após um mês de bloqueios e perdas de mais de um bilhão de dólares em Santa Cruz, a Bolívia aguarda hoje o fim da greve após a aprovação de uma lei sobre o Recenseamento da População e Habitação.

“Quero pedir ao reitor (Vicente Cuéllar) e ao presidente cívico (Rómulo Calvo) que estamos cumprindo e que cumpram com o levantamento das mobilizações”, exigiu o presidente da Câmara dos Deputados, Jerjes Mercado, em declarações ao jornal boliviano canal de TV estadual.

Segundo Mercado, já existe um projeto de regulamento que ratifica o decreto presidencial do censo e incorpora a redistribuição de vagas, o que foi informado ao reitor da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, Cuéllar, em reunião na última sexta-feira.

A autoridade acadêmica então assegurou que ele vinha a La Paz com poder de decisão e esperava-se que ao retornar levantasse a medida de força, junto com a cívica, porém, isso não aconteceu.

Segundo Mercado, a decisão foi tomada no domingo, dia 13, e na segunda-feira já estava disponível o projeto de lei que será tratado hoje na Comissão de Constituição e depois no plenário dos Deputados.

Acrescentou que seu conteúdo ratifica o Decreto Supremo 4824 que fixa o censo para 23 de março de 2024 e para setembro do mesmo ano a redistribuição dos recursos da coparticipação.

Ele explicou que, além disso, o regulamento garantirá a entrega dos resultados oficiais do censo ao Tribunal Superior Eleitoral em setembro de 2024 para a redistribuição das vagas para as eleições de 2025.

“Trabalhamos em outra lei mais precisa e exato, dá garantias de que o decreto não será modificado e também a questão das cadeiras”, afirmou o parlamentar.

Ele lembrou que uma Comissão Técnica Plurinacional, depois de muito trabalho, definiu a data do exercício censitário, pelo que deplorou que Cuéllar e os membros cívicos insistam no “sim ou sim censo 2023”, embora vários dirigentes de Santa Cruz já tenham avançado que o importante são os prazos estabelecidos para redistribuição de recursos e realocação de cadeiras legislativas.

A esse respeito, destacou que na última Câmara Municipal de Santa Cruz, em 13 de novembro, o decreto do censo foi praticamente aceito e não houve mais discussão de 2023.

A greve de Santa Cruz é caracterizada por violência em pontos de bloqueio, extorsão de transeuntes -por, ataques contra comunidades e policiais com cassetetes, armas brancas e pontiagudas, fogos de artifício e pirotecnia de alta potência, saques e queima de sedes de organizações sociais.

Ao saldo monetário dessas quatro semanas em que foram violados os direitos constitucionais de milhões de santa-cruzenses ao trabalho, à livre mobilidade e a atos de discriminação racial, segundo dados oficiais, quatro mortos, centenas de feridos, uma denúncia por estupro coletivo de uma mulher e falência de empresas de muitos sindicalistas e motoristas.

jf/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES