Em seu site, a Pemex atualizou na terça-feira que é um projeto de extração de gás a ser realizado em um campo de gás não associado nas águas profundas do Golfo do México, chamado Lakach, localizado a 90 quilômetros do Porto de Veracruz.
A empresa petrolífera mexicana revelou que este projeto havia sido suspenso por seis anos, com um investimento inicial de 1,4 bilhões de dólares.
Acrescenta que a NFE está empenhada em complementar este investimento com um adicional de USD 1,5 bilhões. Nesta operação, a Pemex mantém a propriedade do campo e no final do contrato será proprietária de toda a infraestrutura.
Segundo a Pemex, o acordo permitirá que a produção deste hidrocarboneto comece durante o primeiro trimestre de 2024.
Lakach representa uma reserva de cerca de 900 bilhões de pés cúbicos, o que significa uma produção média de 300 milhões de pés cúbicos por dia em um horizonte de 10 anos, disse em uma declaração em seu site.
A Pemex também detalhou que assinou outro contrato de comercialização, pelo qual a empresa petrolífera venderá 190 milhões de pés cúbicos por dia para a NFE e os 110 milhões de pés cúbicos restantes por dia entrarão em território mexicano para consumo nacional.
Ele considerou que “este ato representa não apenas o resgate de um investimento que foi afundado para a Pemex, mas se torna um negócio que trará benefícios econômicos para o país”.
mem/lma/bm