Após serem recebidos no Conselho da Federação da nação eurasiática por sua presidente, Valentina Matvienko, ambos os líderes abriram a exposição de artistas russos intitulada Oh Havana! Trânsito…
De acordo com Matvienko, a exposição de pinturas, desenhos e esculturas expressa como Cuba está sempre presente nos pensamentos e ações dos cidadãos russos.
“Nas ruas de Havana testemunhamos os laços entre nossos povos na defesa da soberania e da autodeterminação de ambas as nações”. Precisamos de eventos como estes para fortalecer a amizade”, disse ele.
Por sua vez, o líder cubano disse que sempre que chega a Moscou fica surpreso com novas iniciativas, e desta vez, além da neve intensa, leva consigo o calor e o carinho dos russos refletidos na exposição.
“Ter capturado as imagens de Havana, e suas próprias cores, só pode ser explicado além de seu profissionalismo e arte, mas pelo sentimento de amizade entre os dois povos”, reafirmou o dignitário.
Díaz-Canel reafirmou o amor de Cuba pela Rússia, que ele acrescentou que deve ser reforçado em um momento em que ambos os países vivem sob sanções ocidentais.
O Chefe de Estado foi enfático ao compartilhar a convicção de que “a Rússia pode sempre contar com Cuba”.
A exposição Oh Havana! Transit… é uma exposição itinerante que percorreu as 18 maiores cidades russas nos últimos três anos. Foi vista por quase 1,8 milhões de pessoas e foi concebida para celebrar os 500 anos da fundação da capital cubana e 60 anos de relações entre as duas nações.
lam/odf/bm