A República Bolivariana tem oito medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze; seguida pela Colômbia na segunda posição com duas de cada cor; e em terceiro lugar está Porto Rico com duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Andebol de praia, futebol de praia, luta na praia, natação em águas abertas, rugby de praia, rugby de praia, skate, surf, tênis de praia, vela e vôlei de praia são as disciplinas em que atletas de 26 países competem nestes jogos. Os Jogos de Mar e Praia da América Central e Caribe são um evento multiesportivo organizado pelo Centro Caribe Sports a cada dois anos, onde todos os países filiados a esta instituição podem competir. Eles foram criados pela Assembleia da Organização Esportiva da América Central e Caribe (Odecabe) em outubro de 2019, por iniciativa da Prefeitura de Santa Marta através do Comitê Olímpico Colombiano.
Na assembleia de Odecabe realizada no Panamá na primeira semana de fevereiro do ano passado, foi decidido que os primeiros jogos seriam realizados de 19 de novembro a 26 de novembro deste ano na cidade de Santa Marta (local principal) e no município de Ciénaga (sub local), pertencente ao departamento de Magdalena na Colômbia.
Os Jogos são organizados pelo Centro Caribe Sports, que faz parte do Comitê Organizador, juntamente com o Ministério do Esporte da Colômbia, o Comitê Olímpico Colombiano, o Departamento de Magdalena e a Prefeitura de Santa Marta.
oda/otf/bm