(OTSC), onde serão discutidos os assuntos internacionais e regionais pendentes.
De acordo com o que o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinian afirmou na quarta-feira, em Yerevan, os chefes de estado da Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão também discutirão as principais áreas de cooperação dentro da organização.
Pashinian também informou que no contexto da cúpula do OTSC ele terá uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.
No dia anterior, a capital armênia sediou uma reunião conjunta dos ministros das Relações Exteriores, ministros da Defesa e secretários do Conselho de Segurança do OTSC.
Nela, os participantes discutiram a situação político-militar criada na zona de segurança coletiva do OTSC, bem como um pacote de decisões relativas à cooperação em política externa e militar e ao combate ao terrorismo.
As medidas acordadas, conforme explicado pelos ministros das Relações Exteriores e ministros da Defesa reunidos em Yerevan, visam fortalecer e desenvolver ainda mais o sistema de segurança coletiva e o controle de armas.
O OTSC é uma organização com vocação político-militar que surgiu em 15 de maio de 1992, logo após o desaparecimento da União Soviética, e é formado pela Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tadjiquistão.
oda/gfa / fav