Mais de 400 hectares de cultivo, cerca de um milhão de garrafas de vinho tinto, branco e rosé por ano estão presentes em 50 países, avalizados pela variedade e qualidade das uvas libanesas.
A fertilidade do solo arenoso e pedregoso, a posição do sol nessas encostas mil metros acima do nível do mar e o clima mediterrâneo abençoam as lavouras da região mais produtiva do país, o Vale do Beqaa.
Segundo relatos dos produtores de vinho, os ancestrais fenícios foram os primeiros a fermentar o suco de uva dos vinhedos e a descoberta de vestígios de cavernas com mais de quatro mil anos confirma a tradição vinícola da propriedade Chateau Kefraya.
A conservação em barris de carvalho, árvore de excelência em toda a geografia libanesa, e em ânforas de barro contribuem para o sabor aveludado da bebida Chateau Kefraya, que desde a década de 1980 percorre o mundo e ganha prêmios, embora as plantações remontem 1951.
Um boa parte dos vinhedo já possui certificação orgânica e o uso de técnicas sustentáveis permite que as videiras floresçam e as variações de temperatura entre o dia e a noite garantam o perfeito amadurecimento das uvas.
O fundador e promotor da marca, Michel de Bustros (1929-2016) descreveu a magia da degustação de uma taça de vinho como reflexo da sensibilidade da alma e do requinte.
Na sua opinião, uma boa taça de vinho permite conhecer a história por detrás da produção do vinho, desde a plantação, a floração da planta, a colheita, a passagem pela indústria e a conservação.
O equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade numa adega equipada com equipamentos de última geração facilita a conservação das garrafas na sua adega desde 1979, data do início da produção com marca própria, até os dias de hoje.
A presença da pintura e da ópera, intimamente ligadas através de diversas homenagens artísticas ao longo do tempo, reforçam a identidade e a harmonia do vinho Chateau Kefraya, entre os mais prestigiados do Líbano junto com Ksara e Chateau Muzar.
Visitar a roça, passear pela vinícola, expandir a cultura do vinho e curtir a natureza e a tranquilidade do local fazem parte da estratégia da fazenda para aproximar libaneses e turistas de uma das tradições por excelência da nação libanesa.
oda/yma/cm