O presidente chileno inaugurou o novo Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, onde o avião que o levou de Santiago pousou hoje à noite.
Trata-se de uma visita oficial com parlamentares e empresários chilenos, cujo objetivo é aprofundar a integração com o México, cultural, política e economicamente, disse o presidente do país sulista.
Boric também descreveu o México como um grande aliado do Chile, e lembrou que os dois países têm um acordo de livre comércio desde 1999.
O presidente chileno deveria chegar na quarta-feira 23 de novembro, mas desembarcou no México um dia mais cedo.
Durante sua visita, ele também deveria participar da Cúpula da Aliança do Pacífico, evento que foi suspenso devido à ausência do presidente do Peru, Pedro Castillo, a quem foi negada a participação do parlamento.
Hoje, porém, o Tribunal Constitucional do Peru anulou uma acusação de traição apresentada contra Castillo pelo parlamento da oposição, aprovando uma petição de habeas corpus apresentada pela defesa do presidente.
Boric disse que decidiu vir para uma visita de estado; temos que ver como podemos relançar a agenda da Aliança do Pacífico, porque esta bacia oceânica é o centro do mundo, e temos que fortalecer esta união, disse ele.
Ele acrescentou que durante sua visita ele aprofundará a colaboração em áreas da economia, como o turismo, e na educação temos um tremendo desafio pós-pandêmico, que nosso governo quer assumir com urgência, disse ele.
Boric declarou que amanhã se reunirá com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e com o Senado mexicano para reuniões protocolares.
jha/lma/bm