De acordo com a BBC, a entrega do avião Sea King, um dos quais já está em território ucraniano, foi anunciada pelo Ministro da Defesa britânico Ben Wallace durante uma reunião com seus homólogos ocidentais em Oslo, Noruega.
Os helicópteros, que foram utilizados pela Força Aérea Real Britânica e pela Marinha Real até 2018, seriam os primeiros aviões tripulados enviados por Londres a Kiev desde o início da operação militar russa na Ucrânia, em fevereiro passado.
Os pilotos ucranianos que pilotarão as aeronaves receberam treinamento no Reino Unido nas últimas semanas, acrescenta o relatório.
A entrega dos helicópteros chega poucos dias depois que o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fez uma visita surpresa à capital ucraniana, de onde anunciou a entrega de 125 armas antiaéreas e tecnologia para combater os ataques com drones.
Londres tornou-se o segundo maior fornecedor de armas para Kiev depois que a Rússia lançou em 24 de fevereiro o que o Presidente Vladimir Putin chamou de uma operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar o país vizinho.
O presidente russo alegou então que o envio de tropas russas foi em resposta a um pedido de ajuda das autoridades das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk para repelir a agressão e os bombardeios das forças armadas ucranianas.
oda/nm/bm