O evento, que se prolongará até 25 de novembro, será realizado no ano em que se comemoram os 45 anos do Centro de Estudos Marcianos e os 35 anos da sua Biblioteca Especializada, de acordo com um comunicado à imprensa.
Este importante encontro científico servirá, por sua vez, para homenagear a Doutora em Ciências Araceli García, de 85 anos, que trabalha há quase seis décadas na Biblioteca Nacional José Martí e é colaboradora regular dos Anuários do Estudo Marcianos Centrais.
Será o responsável pela conferência inaugural do seminário intitulado “As minhas experiências baseadas na bibliografia de Marti”.
O workshop servirá também para honrar o pensamento de dois grandes martianos: o líder da revolução cubana, Fidel Castro (1926-2016) e o prestigioso intelectual Armando Hart Dávalos (1930-2017), sobre os aniversários das suas mortes.
Da mesma forma, a principal motivação do evento é promover a troca de experiências sobre os desafios profissionais e as expectativas geradas nas bibliotecas, destacaram seus organizadores em nota à imprensa.
Vários temas serão abordados na reunião, como conservação e restauração de documentos, desenvolvimento de acervos, estudos bibliográficos, gestão do conhecimento, redes sociais, trabalho comunitário, entre outros.
jha/ifb / fav