23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba dá as boas-vindas aos participantes do fórum de paz do Vietnã

Cuba dá as boas-vindas aos participantes do fórum de paz do Vietnã

Hanói, 24 nov (Prensa Latina) Cuba expressou hoje sua gratidão pelo caloroso abraço recebido dos participantes na 22ª Assembleia do Conselho Mundial de Paz (CMP), que, com a presença de representantes de 53 países, está em sessão nesta capital.

Em muitos dos discursos aqui feitos, foram expressas expressões de apoio à nossa Revolução, disse a diretora do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Leima Martínez, que denunciou as tentativas de enfraquecer o símbolo de força que Cuba representa para o mundo.

Martínez reafirmou em suas palavras que a Revolução Cubana mantém sua firme posição de soberania e independência, assim como sua determinação em não desistir de defender as causas justas que apoia.

Respeitamos a decisão dos povos de preservar sua identidade e soberania nacional e nos opomos à adoção de sanções unilaterais, uma prática que se tornou generalizada nos últimos tempos, disse ele.

O diretor do ICAP também aludiu à quarta geração de guerra das comunicações que muitos dos países representados nesta reunião estão enfrentando e instou “todos nós a defender a verdade que estamos construindo”.

Em mensagem à Assembleia do WPC, o venezuelano Instituto Simon Bolívar para a Paz e Solidariedade entre os Povos expressou a honra de se reunir na terra do Presidente Ho Chi Minh, que “continua sendo uma inspiração infinita para os povos livres do mundo”.

O comunicado observa a preocupação gerada pelas grandes ameaças que pairam sobre a humanidade, pondo em perigo a vida e a paz no planeta como nunca antes, e reitera o compromisso do povo venezuelano com a Diplomacia Bolivariana da Paz.

Também notou sua satisfação no início desta semana em Caracas de novas conversações de paz entre o Exército de Libertação Nacional e o governo colombiano, “o que nos enche de esperança e aponta para passos firmes para o fim do último conflito armado em nosso continente”.

Em outra parte do documento, ele aponta que o compromisso com a paz significa opor-se a todos os tipos de conflagração, desde a guerra convencional até todas as formas de guerra híbrida imperialista de hoje.

Também denuncia a escalada das ações bélicas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos Estados Unidos, que está ocorrendo num momento em que os graves efeitos da mudança climática, a pandemia da Covid-19 e a crise de acumulação de capital deveriam estar levando a caminhos de cooperação e solidariedade.

mem/mpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES