O ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e o ministro da Agricultura, Narendra Singh Tomar, participarão do evento, informou a Rádio All India.
Espera-se que Altos Comissários e Embaixadores de mais de 60 países na Índia participem da cerimônia.
O principal objetivo é divulgar o painço indiano e se envolver com outras nações para uma celebração global bem-sucedida no próximo ano.
Recentemente, na cúpula do G-20 em Bali, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, destacou os benefícios desse vegetal, dizendo que ele pode ajudar a resolver o problema global de desnutrição e fome.
Modi enfatizou que a Índia promove a agricultura natural e repopulariza grãos nutritivos e tradicionais como o painço para alcançar a segurança alimentar sustentável.
O governante exortou a celebrar com grande entusiasmo o Ano Internacional do Milheto em 2023, visando a sensibilização para os benefícios para a saúde deste milenar alimento.
Segundo projeções das Nações Unidas, a população do planeta chegará a 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050.
Em tal situação, há uma necessidade de aumentar a produção de grãos para atender a demanda de alimentos e as necessidades da população mundial em rápido crescimento.
As estimativas mostram que mais de 90 milhões de pessoas na África e na Ásia dependem do painço para suas dietas.
Esta planta é cada vez mais reconhecida como uma cultura inteligente para o clima, com enormes benefícios nutricionais e de saúde, pois é uma rica fonte de proteínas, fibras, minerais, ferro e cálcio.
A Índia é um grande produtor de painço, respondendo por 80% da produção na Ásia e 20% globalmente.
jf/abm / fav