As reportagens ao vivo da estação pública de televisão TPA Noticias na quinta-feira mostraram a interrupção das aulas em centros de educação geral em diferentes províncias.
De acordo com os relatórios audiovisuais, algumas escolas ainda estão em sessão, enquanto a imagem na maioria das instalações é uma das salas de aula vazias.
Os adolescentes entrevistados pelo TPA expressaram suas preocupações com a aproximação dos exames acadêmicos e lembraram a interrupção do processo de aprendizagem durante os momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19.
Segundo o Sinprof, a greve acontecerá em três fases, a primeira de 23 a 30 de novembro, a segunda de 6 a 16 de dezembro e a última de 3 a 31 de janeiro do próximo ano.
Um documento do Ministério da Educação (MED), divulgado ontem, reiterou que o governo está trabalhando para atender às necessidades da profissão docente do país.
Sete dos 10 pontos dos 10 pontos das reivindicações do sindicato, apresentados pelos sindicalistas em abril de 2021, já foram resolvidos, diz o texto.
As outras três questões estão em discussão, ou seja, mono ensino, refeições escolares e promoções ou atualização de categorias, disse o MED.
Em declarações aos jornalistas, os representantes sindicais reconheceram os investimentos em infraestrutura, mas consideraram que muitas instituições educacionais ainda permanecem em condições precárias em termos de suas estruturas e serviços de apoio, o que condiciona o trabalho do educador e a assimilação do estudante.
jf/mjm/bm