Esta manhã, o Conselho Nacional do Patrimônio Cultural (CNAP) será o anfitrião de uma conferência recordando a estreita amizade entre a primeira bailarina absoluta Alicia Alonso e a líder da Revolução Cubana, uma das grandes promotoras do Balé Nacional de Cuba, que ela dirigiu durante várias décadas.
O CNAP também exibirá em seu Salão Nacional de Premiação a peça da escultora cubana Rita Longa “Venceremos”, recentemente adquirida de sua coleção, que retrata as mãos de Fidel, como a maioria dos cubanos ainda o chamam carinhosamente, segurando seu rifle telescópico.
O trabalho permanecerá lá por vários dias até ser colocado em uma área aberta, que ainda não foi anunciada.
Como parte da homenagem ao estadista e político mundial, um recital de música e poesia será realizado na Casa del Alba Cultural, no El Vedado da capital, com a participação dos vencedores do Prêmio Nacional de Literatura Nancy Morejón e Miguel Barnet, juntamente com outros poetas, assim como o trovador Pepe Sánchez, de Porto Rico, e a cantora cubana Vionaika Martínez.
Também à tarde, a Biblioteca Nacional José Martí será palco de um concerto especial de homenagem ao líder revolucionário cubano, organizado como parte do ciclo de comemoração dos 50 anos da Nueva Trova, com apresentações do cantor-compositor Eduardo Sosa, Rafael Guedes e sua Camerata del Son e do grupo Novel Voz.
O Comandante-em-Chefe Fidel Castro morreu em Havana no dia 25 de novembro de 2016 aos 90 anos de idade e seus restos mortais estão no cemitério Santa Ifigenia, na província de Santiago de Cuba, no leste de Cuba, onde são objeto de constantes demonstrações de respeito e admiração por seu povo e visitantes de todo o mundo.
mem/mml/bm