5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola gere investimento e orçamento energético para 2023

Angola gere investimento e orçamento energético para 2023

Luanda, 26 nov (Prensa Latina) A atracção de investimento estrangeiro para fins energéticos e o projeto do Orçamento Geral do Estado (PGE) para 2023, apareceram no espectro noticioso de Angola durante a semana que termina hoje.

Uma delegação governamental iniciou quinta-feira uma visita de trabalho de cinco dias aos Emirados Árabes Unidos (EAU) para abordar questões relacionadas com a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, informou em Luanda o Ministério da Energia e Águas (Minea).

O responsável da entidade, João Baptista Borges, dirige as reuniões técnicas, que incluíram conversas com a Masdar, uma das principais empresas mundiais de energias renováveis e subsidiária da Mubadala Investment Company.

Segundo Minea, na primeira reunião realizada ontem, a Masdar anunciou que vai investir em Angola para instalar cerca de 500 megawatts de energia renovável nos próximos anos.

As execuções terão lugar em locais pré-identificados à luz de um memorando de entendimento assinado com o Executivo nacional, no âmbito da visita do Presidente João Lourenço aos Emirados Árabes Unidos em dezembro de 2021, refere o comunicado de imprensa.

O projeto, acrescentou Minea, terá como marco legal um acordo comercial de investimento privado por entidades dos Emirados.

Baptista Borges manteve ainda um encontro com o diretor-geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), Francesco La Camera, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação bilateral.

De acordo com o relatório, Irena continuará a ajudar o país do ponto de vista técnico e de acesso ao financiamento de projetos.

Em relação à gestão orçamentária, o Executivo anunciou que entregará a proposta para o próximo ano até 15 de dezembro; assim, a Assembleia Nacional (Parlamento unicameral) deve submeter a lei do PGE a votação antes de 15 de fevereiro de 2023.

Um comunicado do Ministério das Finanças, divulgado pela agência Angop, esclareceu que, enquanto durar o processo de discussão do documento, as despesas dos meses de janeiro e fevereiro de 2023 serão efetuadas com a PGE em vigor.

ro/mjm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES