23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Palácio do Vaticano abre exposição do pintor cubano Manuel Mendive

Palácio do Vaticano abre exposição do pintor cubano Manuel Mendive

Roma, 27 nov (Prensa Latina) No Palazzo della Cancellería do Vaticano, a exposição "A vida é bela" com obras do artista plástico cubano Manuel Mendive é apresentada hoje sob os auspícios da embaixada de Cuba junto à Santa Sede.

O galerista e promotor cultural italiano, Eriberto Bettini, idealizador desta iniciativa, salientou que esta homenagem ao importante artista plástico das antilhas, cuja obra se inspira na cultura Yoruba-Lucumí de raízes africanas, num ambiente profundamente católico como como a Sala Vasari do palácio, “gera uma sensação muito especial”.

“A promessa que fiz ao maestro, que conheci em Cuba e a quem estou unido por uma bela amizade, de trazer sua obra a Roma, e apresentá-la nesta sala do Palazzo de la Cancellería, está cumprida. É uma união realmente muito forte. A harmonia de dois mundos”, afirmou Bettini

O evento foi presidido pelo chefe da missão diplomática cubana junto à Santa Sé, René Mujica, que destacou a relevância desta iniciativa de Bettini, e agradeceu a presença dos embaixadores latino-americanos junto ao Vaticano e outros responsáveis dessas representações, entre os participantes .

Mujica reconheceu o patrocínio do Departamento de Cultura e Educação da Santa Sé, que permitiu mostrar a obra de Mendive, que classificou como um dos mais genuínos representantes da cultura cubana, a nona vez que estas salas foram abertas para expor obras de importantes artistas de seu país.

Bettini, com o apoio dessa instituição da Santa Sé e da embaixada de Cuba antes dela, apresentou amostras dos artistas cubanos Alexis Leiva Machado (Kcho), Alfredo Sosa Bravo, Karlos Pérez, Roberto Fabelo, Carlos Quintana, Wilfredo Lam e Victor Manuel.

Esta possibilidade está inegavelmente relacionada com o que o Papa Francisco expressou em janeiro de 2021, no sentido de que “as religiões, sobretudo, não podem renunciar à tarefa urgente de construir pontes entre os povos e as culturas”.

Ao inaugurar a exposição “A vida é bela” na noite do último sábado, o crítico de arte Luciano Caprile avaliou a alta significação da obra de Mendive, nascido em 1944, pintor e escultor inserido no movimento do Realismo Mágico, numa forma emocional e envolvente, com uma atmosfera única.

Em seu discurso, o historiador cubano Eduardo Torres Cuevas referiu-se ao fato de que “Mendive faz parte de uma geração que começou nos anos sessenta, quando uma verdadeira revolução social e cultural começou em Cuba, que levou o povo a entender a cultura de outra forma”.

Com o seu trabalho, este artista conseguiu transmitir essa interioridade profunda que tem o que chamamos de cubanidade e cubanía”, disse Torres Cuevas.

Mendive recebeu em 2009 a Medalha dos Cinco Continentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e anteriormente, em 2001, o Prêmio Nacional de Artes Plásticas concedido por Cuba, entre outros reconhecimentos.

jcm/ort/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES