23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A revolução tecnológica do futebol

Qatar

A revolução tecnológica do futebol

Por Gonzalo Crespo, correspondente especial
Doha, 28 nov (Prensa Latina) Qatar 2022 é a Copa do Mundo do incomum, que era conhecida antes da primeira partida, mas in situ o contexto hoje deixa pontos negativos e positivos, como o torneio de futebol mais tecnológico de todos os tempos.

Se a Rússia 2018 foi notável para a estreia da arbitragem em vídeo (VAR), o país árabe será aclamado pelo uso de outras técnicas inovadoras: rastreamento de jogadores através da detecção semiautomatizada de fora de jogo, controle da temperatura do estádio e uma bola inteligente.

Durante muito tempo, especialistas e fãs concordaram que o uso de VAR era permeado pelo julgamento subjetivo dos árbitros. Isto obrigou a FIFA a incluir inteligência artificial para rastrear os membros dos atletas e detectar se eles estão ou não fora de jogo.

Uma forma sensata de aliviar a carga dos juízes que, além da perda de tempo – agora excessivamente recuperados – deixaram dúvidas quando se trata de avaliar situações e aplicar as regras cem por cento.

A estratégia envolveu a instalação de câmeras nos espaços, que coletam dados sobre cada jogador 50 vezes por segundo, e depois enviam um alerta ao operador VAR, que avalia, confirma as informações e notifica o árbitro.

Falando em uma entrevista coletiva um dia antes do início do torneio, Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, disse que “o VAR já teve um impacto muito positivo no futebol e ajudou a reduzir drasticamente os erros.

Na mesma linha, ele acrescentou: “Esperamos que a tecnologia semiautomatizada nos ajude a melhorar ainda mais”. Estamos cientes de que às vezes leva muito tempo para verificar uma possível posição ilegal, especialmente quando é duvidosa. É aqui que a tecnologia em questão é uma grande ajuda.

Enquanto isso, Al Rihla (árabe para “A Viagem”) é a bola oficial da Adidas para a partida do torneio. Possui um sensor de unidade de medição no interior, através do qual os dados são enviados para a sala de operações e permite a detecção muito precisa de seu movimento.

O chip fica dentro e rastreia – em tempo real – cada toque a uma taxa de 500 vezes por segundo. E é pouco provável que se mova, já que a empresa concebeu um sistema de suspensão.

As temperaturas médias máximas no Oriente Médio não são favoráveis para tal evento, razão pela qual foi decidido mudar o calendário e deixar para trás os meses habituais de junho e julho. O Qatar é um dos 20 países mais quentes do mundo.

No entanto, graças à tecnologia de resfriamento, isto não tem sido um problema para atletas, oficiais, jornalistas e espectadores, pois os oito estádios mantêm um ambiente fresco entre 24-26 graus Celsius.

Como foi o caso do Campeonato Mundial de Atletismo em 2019 – somente no local, o Khalifa International – o comitê organizador implementou um sistema de resfriamento utilizando uma combinação de isolamento e resfriamento direcionado.

Como funciona? O ar quente é removido, inicia um processo de resfriamento através de um filtro e é expulso, tudo em uma recirculação constante. Assim, o ar resfriado entra através de grelhas nas arquibancadas e de enormes bicos nos tribunais.

De 20 de novembro a 18 de dezembro, a tecnologia é sem dúvida a marca registrada do Qatar 2022, em meio a arranha-céus iluminados, o ar de modernidade de Doha e o sistema de metrô, um mega sistema de trânsito rápido inaugurado na esteira da Copa do Mundo.

jf/jdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES