A informação, dada à imprensa pelo membro do Colégio Nacional Eleitoral (CEN), Denys Buedo, significa que 5.332.591 cidadãos foram às urnas para eleger os delegados às assembleias municipais do Poder Popular, principal órgão do o Estado localmente.
A contagem dos votos começou às 19h00 locais deste domingo, depois do CEN ter decidido prolongar o horário de votação por mais uma hora a pedido de várias assembleias de voto do país.
Para ser eleito, o candidato deve receber 50% mais um do total de votos e exercerá seu mandato, de forma não profissionalizada, por cinco anos, de acordo com as mudanças introduzidas pela Constituição de 2019.
Se necessário, segundo turno terá lugar no dia 4 de Dezembro, sendo que no dia 17 desse mês serão constituídos oficialmente estes órgãos locais do Poder Popular.
As autoridades relataram nos relatórios eleitorais durante o dia que o dia transcorreu com disciplina e ordem, sem grandes incidentes.
Estas são as primeiras eleições após a reestruturação do sistema eleitoral cubano e a promulgação de uma nova lei eleitoral ao abrigo da Constituição aprovada em 2019.
jf/jfs/ls