A décima sétima sessão do Comitê constituído por 24 Estados membros da entidade multilateral foi inaugurada ontem pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, e prolonga-se até 3 de Dezembro tendo como anfitrião o Reino de Marrocos.
Depois de dedicar o dia de abertura ao cumprimento dos seis primeiros pontos da ordem do dia, cuja análise prossegue esta manhã, o fórum segue para o sétimo da tarde, relativo às candidaturas.
De acordo com o programa, serão apresentadas 46 propostas de inscrição de elementos na lista representativa do patrimônio cultural imaterial, quatro na lista dos que carecem de medidas urgentes de proteção, cinco casos de boas práticas e um pedido de assistência internacional estudado.
Para a América Latina, Guatemala, Colômbia, Cuba e Chile buscam contribuir com novos elementos, em consonância com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003).
Atualmente, a lista representativa do patrimônio cultural imaterial da humanidade conta com 530 elementos, com o propósito de reconhecer e promover a diversidade de práticas e saberes culturais das comunidades abrangidas, ao mesmo tempo que existem 72 inscritos com medidas urgentes necessárias de proteção.
Em relação às boas práticas de salvaguarda, a Unesco possui 29 projetos.
lam/wmr/ls